CÁTIA DE FRANÇA
13/02/1947
João Pessoa – PB
Compositora, cantora, instrumentista. Ainda jovem, aprendeu a tocar piano, violão, sanfona, flauta e percussão. No final da década de 1960, viajou para a Europa integrando um grupo folclórico. Nos anos 1970, trabalhou como professora de música e começou a compor. Gravou um compacto duplo com algumas músicas vencedoras de festivais estaduais da Paraíba. Mudou para o Rio de Janeiro, RJ. Seu primeiro LP, 20 palavras ao redor do sol (1979, Epic/CBS), teve como destaque “Coito das Araras” e “Kukukaia (jogo da asa da bruxa), depois regravadas por Amelinha e Elba Ramalho.
Lançou o disco Estilhaço (1980, Epic/CBS), do qual se destacou a música-título (com Flávio Nascimento). Gravou Feliz demais (1985, Continental), incluindo “Outro rosto”, “Serenas águas” e “Considerando”, entre outras. No CD Avatar , contou com as participações especiais de Xangai e Chico César, com destaque para “Rogaciano”, “Apuleio” e “Antoninha me leva” (todas com Manoel de Barros). Elba Ramalho é uma de suas maiores intérpretes.
Fonte: ALBIN, Ricardo Cravo. Dicionário Houaiss ilustrado (da) música popular brasileira. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss, Intituto Cultural Cravo Albin, Editora Paracatu, 2006. pág. 292
Nenhum comentário:
Postar um comentário